A obesidade é uma doença caracterizada pelo excesso de gordura no corpo. O acúmulo ocorre quando a oferta de calorias é maior que o gasto de energia corporal e resulta frequentemente em sérios prejuízos à saúde. Atinge 600 milhões de pessoas no mundo, 30 milhões somente no Brasil. Se for incluída a população com sobrepeso, esse número aumenta para 1,9 bilhão de pessoas no mundo e 95 milhões de brasileiros. A Organização Mundial da Saúde projeta um cenário ainda pior para os próximos anos. Estima-se que, em 2015, existirão 2,3 bilhões de pessoas com excesso de peso e 700 milhões de obesos no mundo inteiro.
Por muito tempo era até relacionado com um sinal de saúde e beleza física. Porém desde a origem da medicina com os gregos e árabes, como Hipócrates, Galeno e Avicena, já era observado o fato que os indivíduos obesos sofriam mais por doenças e viviam menos. Desde a antiguidade a Medicina Tradicional Chinesa através de seu livro da sabedoria o “Nei Ching” já recomendava que os indivíduos que quisessem ser saudáveis e ter vida longa deveriam evitar a obesidade.
Toda preocupação atual com a obesidade começou a partir de 1950 quando apareceram os primeiros resultados dos estudos estatísticos das companhias de seguro americanas, onde foi observado que as pessoas obesas adoeciam e morriam em número muito maior que os demais. Isto aumentou a preocupação com os obesos.
PRINCIPAIS CAUSAS
São vários fatores que resultam da interação de fatores genéticos, ambientais e emocionais e também de estilo de vida.
1. Ingestão excessiva de alimentos
Os hábitos de vida contemporânea favorecem o consumo exagerado de alimentos de alto valor calórico, mas com pobre qualidade nutricional. Essa ingestão excessiva também pode ser desencadeada por transtornos de compulsão alimentar.
2. Falta de atividade física
O sedentarismo é outra causa indutora da obesidade. É necessário tentar incluir atividades físicas regulares na rotina diária. O gasto energético vem diminuindo com os confortos da vida moderna, como controles remotos de TV, elevadores, automóveis, escadas rolantes etc.
3. Tendência genética
Pesquisas mostram a relação entre herança genética e obesidade. Normalmente, pais com peso normal têm em média 10% dos filhos obesos. Quando um dos pais é obeso, 50% dos filhos certamente o serão. E, quando ambos os pais são obesos, esse número pode subir para 80%.
4. Problemas hormonais
Alterações nas funções das glândulas tireoide, suprarrenais e da região do hipotálamo também podem provocar a obesidade.